quarta-feira, 13 de abril de 2011

Leituras femininas


Quando Clara me convidou para participar desse blog, adorei a idéia, porque, apesar de já ter outro blog, eu não podia escrever sobre assuntos diversos, já que ele é voltado para casamentos e não tinha muito a ver né?

Agora eu tenho um espacinho para falar de outras coisas que eu adoro, assuntos bem femininos! Minha dica de hoje são 2 livros, que, na minha modesta opinião, são leituras indispensáveis para qualquer mulher: O diário de Bridget Jones e Bridget Jones no limite da razão!

Mesmo para as que já assitiram os filmes (que eu adoro também e já devo ter visto umas 20 vezes), a leitura é divertidíssima. Para mim, Bridget é a heroína moderna: mulher independente, que briga com a balança e sonha com o grande amor. Acredito que a grande maioria das mulheres se reconhece em pelo menos 2 dessas categorias. Você pode até identificar esse perfil em outras personagens desses livros que adoramos comprar (Melancia, Férias, Delírios de consumo de Becky Bloom etc), mas nossa querida Bridget é provavelmente a precursora de todas elas, já que o seu Diário foi publicado em 1998, e as demais leituras femininas começaram a lotar as livrarias a partir dos anos 2000.

O grande diferencial dos livros que contam a história de Bridget Jones, para mim, é que a autora se inspira livremente na obra de Jane Austen (de quem sou fã), especialmente Orgulho e Preconceito, criando dái uma junção única da realidade atual das mulheres com o romantismo do século XIX. Helen Fielding traz a imagem do "príncipe encantado" (Mr. Darcy) repaginado para o século XX, fazendo suas leitoras suspirarem (nos intervalos das risadas) talvez mais do que as mocinhas que liam os originais de Jane Austen...

Enfim, os dois livros são imperdíveis, e se eu fosse escrever tudo o que eu adoro neles, esse post teria umas 300 linhas, então vou ficando por aqui... ;)

Beijoss!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário